Curso de Graduação em
Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Infraestrutura

O Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica é sediado pelo Departamento de Engenharia Civil, órgão vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCE. O curso é ministrado no período diurno e oferece, anualmente, 40 vagas.

O funcionamento do curso está garantido pela estrutura que a Universidade oferece e conta com instalações de uso comum, como as salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório de informática e espaços destinados à assistência estudantil – Restaurante Universitário e Alojamentos. Além dessa estrutura coletiva, aos estudantes do curso são disponibilizadas para aulas práticas as instalações do laboratório localizado nos Departamentos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Informática, Química, Solos, Física, Engenharia Agrícola, entre outros. Nestes laboratórios didáticos são desenvolvidas além das atividades de ensino diversas atividades e projetos de pesquisa e extensão.

Os professores do Curso estão alocados no prédio do Centro de Ciências Exatas, no Departamento de Engenharia Civil, que contempla diversos laboratórios e uma biblioteca setorial. Todos os professores possuem gabinetes individuais e têm acesso a computadores, rede de telefonia e Internet. Os professores utilizam os gabinetes para atendimento aos estudantes, desenvolvimento de pesquisas, preparação de aulas, rotinas acadêmicas e atividades administrativas.

As salas de aula funcionam em pavilhões específicos que são de uso coletivo de toda Universidade, dispondo de retro projetor, quadro de giz, data-show, vídeo, televisão e aparelho de som.

O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica dispõe de ampla infraestrutura bibliográfica através da Biblioteca Central do campi Viçosa e da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas, promovendo, assim, o acesso, a disseminação e o uso da informação como apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão.

A Biblioteca Central possui uma área de cerca de 13.000 m² divididos em quatro andares. Seu acervo consta de mais de 175.000 exemplares de livros, periódicos correntes e avulsos, CD-ROMs e DVDs, relatórios, teses, dissertações, monografias, normas técnicas, Cartas e Mapas, apostilas, dentre outros, para contribuir como apoio pedagógico e cultural a seus usuários.

A biblioteca conta com automação do seu acervo por um sistema de gerenciamento de dados, que tem seu acesso remoto de qualquer terminal com internet. Sendo possível a realização de consultas à base de dados, reservas de material e renovação online.

O edifício possui duas entradas com rampa para deficientes físicos, amplas áreas de circulação e dois elevadores. No andar térreo, funcionam, além da Diretoria e Secretaria, o setor de Reserva que funciona 24 horas, Setor de 1º e 2º graus (que atende também a comunidade de Viçosa), Seção de Referência, Terminais de consulta ao acervo, Sala de Videoconferência, Auditório com 170 lugares, Setor de Encadernação e outros setores técnico-administrativos. No 1º andar estão localizadas 03 salas com revestimento acústico para estudo em grupo, 12 salas de estudo individual, Multimídia, Mapoteca, Coleção das Nações Unidas, Coleção UFV, Serviço de Reprografia, Seção de Aquisição e Catalogação, Chefia do Atendimento ao Público, Laboratório de Línguas, Obras Raras, Laboratório de História e SbiCafé – Sistema Brasileira de Informação de Café. No 2º andar localiza-se a coleção de livros, teses e boletins, o Setor de Empréstimo, salas de estudo individual, salões de leitura e sala de vídeo (com 36 lugares).  No 3º andar localiza-se a coleção de periódicos, COMUT, Consulta ao CD-Referência e Periódicos da CAPES e área de leitura (mesas individuais).

As bibliografias básicas e complementares que constam dos programas analíticos das diversas disciplinas do curso de Agronomia encontram-se na Biblioteca Central, bem como nas Bibliotecas Setoriais dos diversos departamentos.

O curso conta para seu uso exclusivo do Laboratório de Engenharia de Agrimensura – LEA, no qual desenvolvem-se aulas teóricas e práticas, além de diversas  pesquisas.

O LEA consta de duas salas de aula para trinta e três alunos cada, uma sala para verificação de instrumento e com capacidade para vinte alunos, duas pequenas salas com cinco e oito computadores cada, uma sala climatizada para os equipamentos. A área total aproximada do laboratório é de trezentos metros quadrados. A tabela abaixo relaciona os equipamentos mais relevantes, atualmente disponíveis para aulas de graduação.

 

1 – Equipamentos
  Tipos Quantidade
  Trena a laser 05
  Teodolito mecânico 15
  Teodolito ótico mecânico 10
  Teodolito Eletrônico 20
  Estação Total 10
  Nível topográfico 11
  Nível automático de precisão (geodésico) 02
  Nível a laser 02
  Receptor GPS de 1 frequência 05
  Receptor GPS de 2 frequências 01
  Receptor GPS de 2 frequências com RTK 02
  Receptor GPS de 2 frequências com NTRIP 01
  Receptor GPS de Navegação 07
  Laser Scanner com alcance de 600m 01
  Ecobatímetro mono-feixe 01
  Ecobatímetro multi-feixe com barco inflável, motor 40hp e carreta rodoviária.

01

  Acessórios diversos, como bastões com prismas, tripés, bipés, miras, balizas, trenas, etc.
 
2 Recursos computacionais
  Micro computadores (sala de aula CCE323 – com data show) 20
  Micro computadores (sala de aula CCE321 – com data show) 16
  Microcomputadores para estudo extra classe (sala LEA106) 05
  Microcomputadores para estudo extra classe (sala LEA107) 08
 
3 Softwares licenciados para topografia e Posicionamento por satélites
  Topografia – Sistema Topograph – Módulo completo 35 licenças
  Topografia – Data-Geosis (Educacional) Livre
  Topografia – Data-Geosis (Profissional) 03 licenças
  GNSS – Trimble Geomatic Office 01 licença
  GNSS – Ashtech Solutions 01 licença
  GNSS – Leica Geo Office Software 01 Licença
  Desenho – AutoCAD 02 licença
  Fotogrametria – 3D Mapper 12 licenças
  SIG e Cartografia Digital – ArcGIS 10.2 31 licenças

 

O setor de Engenharia de Agrimensura do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa conta hoje com 10 professores, todos com dedicação exclusiva, sendo: 2 doutorandos e 8 doutores. Vale ressaltar que este quadro de professores é também responsável pelo oferecimento do curso de Pós-graduação com área de concentraçãoem Informações Espaciais.

Além de contar com o corpo técnico administrativo do Departamento de Engenharia Civil, há no setor dois servidores no Laboratório de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, sendo um Técnico em Cartografia.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress